O que é automação residencial?
A automação residencial é a tecnologia que permite que uma residência funcione automaticamente. Graças à tecnologia de automação residencial, é possível melhorar muitos aspectos da casa.
O que a automação residencial faz?
Entre muitas outras coisas, a automação residencial é usada para:
- Aumentar a segurança da casa;
- Reduzir o consumo de energia;
- Aumentar o nível de conforto;
- Otimizar a comunicação com a casa e saber o seu estado em todos os momentos;
- Ter o controle sobre toda a tecnologia do lar a partir de qualquer lugar e a qualquer hora.
A cada dia é mais comum encontrar essa tecnologia nas residências.
Funções da automação residencial
Como vimos, a automação residencial é um conjunto de sistemas de automação que nos permite fazer muitas coisas de forma mais fácil. Nesse sentido, a automação residencial permite:
- Programar o fechamento das casas;
- Verificar o funcionamento de dispositivos elétricos;
- Simular a presença dos proprietários;
- Gerenciar a energia de forma racional evitando sobrecargas;
- Integrar sistemas de segurança com seu sistema de automação residencial e conectá-los à Central de Alarmes;
- Personalizar a segurança para idosos e ligá-los aos serviços e hospitais.
1. Automação residencial em portas, janelas e persianas
Ao instalar a automação residencial em casa, você pode programar todas as portas, janelas e persianas da casa para abri-las e fechá-las quando quiser. É uma ferramenta muito útil que pode ajudar a simular a presença em casa, o que é perfeito para gerar um efeito dissuasor.
Além disso, também aumenta o conforto. Por exemplo, você pode programar as janelas para abrir se estiver muito calor em casa e gerar corrente de ar. Pode ainda programar as persianas para subir e descer em um horário específico, para que você acorde com luz natural.
2. Controlar o funcionamento de dispositivos eletrônicos
A automação residencial é, em essência, o controle de diferentes dispositivos elétricos relativamente novos e modernos. No entanto, também pode ser adaptado para eletrodomésticos tradicionais.
Por exemplo, hoje existem máquinas de lavar inteligentes, que detectam manchas e focam nelas. Existem também refrigeradores inteligentes que sabem quando os alimentos se aproximam do fim da sua validade. Da mesma forma, as Smart TVs já são conectadas à Internet e são sincronizadas com smartphones e tablets para ampliar suas funções.
A lista é interminável e a elas vamos acrescentar os alto-falantes inteligentes ou até mesmo sistemas integrais para automatizar toda a sua casa.
3. Simular a presença dos proprietários
Graças à automação residencial, você pode criar a sensação de estar em casa quando não está. Isso é possível através da programação de janelas e cortinas, Smart TVs, máquinas de lavar, alto-falantes, iluminação e qualquer outro elemento que crie a sensação de que alguém está em casa.
Você pode programá-lo ou ativá-lo remotamente. Claro que para que o sistema seja eficaz, é preciso estar atento a diferentes horários do dia, com diferentes durações e variando os sistemas que utiliza para que a simulação seja realista. Os possíveis intrusos detectam muito rapidamente se a simulação é falsa quando ela acontece todos os dias no mesmo horário e da mesma maneira.
4. Melhorar o consumo de energia em casa
Outra função da automação residencial é poder otimizar e economizar custos com a energia. Por exemplo, existem lâmpadas que se adaptam à luz ambiente para iluminar melhor, consumindo menos energia do que uma lâmpada estática. Estas funções também ocorrem com aparelhos que se desligam e ligam de acordo com o seu hábito de consumo.
Sem esquecer que a maioria dos fabricantes que se dedicam à criação e instalação de sistemas de automação residencial estão muito atentos à proteção do ambiente e utilizam apenas sistemas de baixo consumo.
Os sistemas de automação residencial permitem poupar na eletricidade sendo fortes aliados da sua conta de luz.
5. Sistemas de segurança com tecnologia de automação residencial
De fato, hoje você pode contar com sistemas de segurança para automação residencial. Por exemplo, alarmes conectados a câmeras podem ser ativados, desativados, revisados ou visualizados em seu próprio smartphone, graças a aplicativos modernos.
Além disso, você também pode conectar seus sistemas de segurança à central de alarmes para ter controle total sobre a segurança de sua casa.
6. Automação residencial para idosos
Uma das melhores opções que a automação residencial oferece é adaptar a casa a todos os tipos de pessoas. Os nossos queridos idosos, um familiar próximo, ou qualquer pessoa que sofra um acidente e que fique incapacitada durante algum tempo, devido à quebra de uma perna, pode usar a automação residencial para tornar sua vida mais confortável. A automação residencial ajuda a realizar muitas funções por si e outras pessoas.
Mas não é tudo. Hoje existem elementos que servem para revisar continuamente a saúde das pessoas e reagir se necessário. Por exemplo, os modernos botões de emergência se ativam se detectarem uma anomalia e entram em contato com o hospital, alguém próximo a você ou com a sua empresa de segurança.